10.1. Relacionamento com colaboradores
Valorizamos as pessoas e as relações e somos íntegros
são dois dos quatro valores do Grupo Boticário e são a base do nosso jeito de ser e
da nossa forma de trabalhar. Nossos resultados devem sempre ser pautados no
relacionamento saudável entre todos os colaboradores, e na forma íntegra e correta
com a qual fazemos negócio. Da mesma forma, colaboração e responsabilidade estão
entre as competências do Grupo Boticário.
A cooperação e o trabalho em equipe são fortes aliados
da cultura do Grupo Boticário e reforçam a preocupação com um ambiente saudável e
harmonioso para se trabalhar.
O relacionamento com os colaboradores é acolhedor,
baseado no respeito e igualdade de direitos. É dever de todos zelar por esse
ambiente, cabendo ao gestor ser o exemplo.
10.1.1. Direitos Humanos no Trabalho
O Grupo Boticário entende que, para ser produtivo e ao
mesmo tempo engajador, o ambiente de trabalho também deve favorecer a relação
respeitosa entre as pessoas.
Por isso, promove o respeito à liberdade individual e o
tratamento digno com seus colaboradores e parceiros.
O GRUPO BOTICÁRIO ACREDITA NA BELEZA DAS RELAÇÕES,
VALORIZA E RESPEITA A DIVERSIDADE, E REPUDIA A PRÁTICA DE SITUAÇÕES
DISCRIMINATÓRIAS.
10.1.2. Relacionamento Interno
Os colaboradores são incentivados a ir além das
expectativas, e seus desempenhos contribuem para um ambiente inovador, refletido em
produtos e serviços reconhecidamente diferenciados. Lembre-se: a inovação é uma das
competências exigidas pelo Grupo Boticário.
No convívio entre as equipes de trabalho, os gestores
são orientados a incentivar o desenvolvimento profissional de todos os níveis
hierárquicos visando a excelência das atividades e a clareza de objetivos.
O Grupo Boticário costuma comunicar fatos relevantes
para o público interno antes da divulgação ao mercado. Esta prática reforça a
transparência no relacionamento com seus colaboradores.
10.1.3. Abuso de Poder e Assédios
Valorizar as pessoas e as relações é um dos valores do
Grupo Boticário. Comportamentos abusivos que possam ser interpretados como assédio
moral, assédio sexual ou qualquer abuso de poder, não são tolerados.
Todos devem ser tratados com respeito e dignidade. Não
são aceitos comportamentos físicos ou verbais que sejam humilhantes para outros, que
interfiram no desempenho funcional ou que criem um ambiente de trabalho intimidante,
abusivo, hostil e ofensivo.
DICA: SITUAÇÕES CONTRÁRIAS ÀS ORIENTAÇÕES DESTE CÓDIGO
DEVEM SER TRATADAS PRIORITARIAMENTE COM SEU GESTOR. VOCÊ TAMBÉM PODE PROCURAR O
REPRESENTANTE DE RH DA SUA ÁREA, MAS CASO PREFIRA, REPORTE A SITUAÇÃO EM UM DOS
CANAIS DA OUVIDORIA.
10.1.4. Proteção e Uso do Patrimônio e dos Recursos
Físicos do Grupo Boticário
O Grupo Boticário investe em uma infraestrutura
adequada, seja em mobiliário ou em equipamentos. O uso deste patrimônio deve ser
destinado para fins profissionais em nome do Grupo Boticário.
É responsabilidade de todos o zelo na utilização dos
ativos do Grupo Boticário, cuidando para que não ocorram depreciação ou mau uso nos
bens, como por exemplo: ativos financeiros, veículos, serviço de táxi, materiais de
escritório, equipamentos, computadores, redes, software, telefone e serviços de
Internet.
CUIDE DO QUE É DO GRUPO BOTICÁRIO COMO SE FOSSE SEU.
Além da responsabilidade de cada colaborador, o gestor
tem papel fundamental para orientar a sua equipe neste sentido.
10.1.5. Venda de Produtos nas Dependências da Empresa
A venda de produtos nas dependências do Grupo Boticário é permitida desde que não
prejudique o bom andamento do trabalho, que os produtos não tenham procedência
irregular e/ou que não conflitem com os negócios, interesses e setores de atuação do
Grupo Boticário.
10.1.6. Uso de Ferramentas Tecnológicas
É expressamente vedado o uso do e-mail corporativo em desconformidade com a Política
de Segurança da Informação.
O USO DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS, A QUE TÍTULO FOR,
DEVERÁ SEMPRE SE DAR DENTRO DOS LIMITES DA LEI, DA BOA FÉ E DOS BONS COSTUMES, ALÉM
DE NÃO PODER CONSTITUIR PRÁTICA CONTRÁRIA AOS VALORES E DIRETRIZES INTERNAS DO GRUPO
BOTICÁRIO.
10.1.7. Comportamento e Vestuário
O Grupo Boticário valoriza a variedade de estilos e
entende que roupas e acessórios são manifestações de preferências e personalidades.
Contudo, espera que seus colaboradores usem roupas adequadas ao ambiente de trabalho
e eventos corporativos.
Saber escolher as peças corretamente inspira
profissionalismo e respeito aos colegas, gestores e parceiros. Vestir-se
adequadamente não significa abrir mão do estilo individual, mas o uso adequado de
roupas e acessórios promove a autoconfiança e melhora a autoestima, influenciando
positivamente o desempenho das atividades no ambiente de trabalho.
EVITE OS EXAGEROS PARA QUE A ROUPA NÃO SE SOBREPONHA AO
PROFISSIONALISMO, POIS A IMAGEM DO GRUPO BOTICÁRIO É TAMBÉM A SOMA DA IMAGEM DE CADA
UM!
Nas áreas e atividades em que o uniforme é de uso
obrigatório, estes devem ser utilizados conforme diretrizes internas e normas de
segurança aplicáveis.
10.1.8. Saúde e Segurança do Trabalho
São de extremo valor para o Grupo Boticário a saúde, a
qualidade de vida e a segurança de todos os colaboradores e parceiros. Dessa forma,
é obrigatório o zelo com os processos e procedimentos de segurança. Solicita-se
atenção ao uso de uniformes e equipamentos de segurança (EPI) necessários às
atividades cotidianas. Como cuidado adicional, é esperado que o colaborador
comunique ao gestor qualquer situação que ameace a integridade física de pessoas
dentro das dependências do Grupo Boticário.
USO DE ÁLCOOL, DROGAS, PORTE DE ARMA E VIOLÊNCIA NO
TRABALHO:
O Grupo Boticário incentiva o equilíbrio físico,
emocional, intelectual e social de seus colaboradores e estimula a adoção e a
manutenção de hábitos saudáveis para o bem-estar e a segurança de todos.
ÁLCOOL: É proibido ingressar e/ou permanecer no
ambiente de trabalho ou em qualquer outra atividade relacionada ao Grupo Boticário
sob efeito de bebidas alcoólicas. Seu consumo, internamente, fica restrito às
celebrações autorizadas pelo diretor responsável, sempre com moderação e de forma
que não prejudique as atividades desempenhadas e nem influencie qualquer tipo de
comportamento que possa ferir as diretrizes deste Código. Porém, se o colaborador
for dirigir, não deve ingerir bebidas alcóolicas, conforme legislação aplicável.
DROGAS: É proibido o consumo, a posse, o ingresso
e/ou a permanência sob efeito de qualquer tipo de droga ilícita nas dependências ou
em atividades relacionadas ao Grupo Boticário.
PORTE DE ARMAS: É proibido o porte ou guarda de
qualquer tipo de armas nas dependências ou em atividades relacionadas ao Grupo
Boticário. Os prestadores de serviço que eventualmente venham a utilizar armas como
ferramenta de trabalho deverão estar devidamente autorizados, identificados e
tecnicamente habilitados para tanto.
VIOLÊNCIA: É proibido qualquer tipo de violência,
seja ela física ou verbal.
10.1.9. Relacionamento Afetivo entre os Colaboradores
e Parentesco
No ambiente de trabalho, os relacionamentos
profissionais podem coexistir com os afetivos. Entretanto, as questões íntimas e
particulares não devem interferir na rotina de trabalho, sejam elas discussões ou
demonstrações públicas de afeto. O Grupo Boticário não é contrário a relacionamentos
afetivos e nem a relação de parentesco entre colaboradores, desde que não haja
conflitos de interesses nos termos deste Código e das diretrizes internas do Grupo
Boticário.
10.1.10. Conflitos de Interesses
Um conflito de interesse, real ou potencial, ocorre
quando a posição em que o colaborador se encontra (I) possa beneficiar de forma
direta ou indireta interesses particulares que se contraponham aos interesses do
Grupo Boticário, ou (II) possa causar danos ou prejuízos ao Grupo Boticário.
Os colaboradores não podem utilizar seu vínculo com o
Grupo Boticário para obter vantagens indevidas para si ou favorecer indevidamente
outros negócios/pessoas. É preciso que evitem até mesmo situações de aparência de
conflito de interesse, que possam fazer com que os outros duvidem do senso de
integridade.
Poderá surgir um conflito de interesse, por exemplo,
quando determinado colaborador negociar com familiares ou amigos próximos. O mesmo
se aplica se o colaborador tiver familiares ou amigos que trabalhem para os
fornecedores ou até mesmo se estiver envolvido no processo de seleção de potenciais
fornecedores e/ou colaboradores com os quais tenha relação pessoal.
Os colaboradores também não podem realizar atividades
externas que (I) envolvam informações ou conhecimentos do Grupo Boticário que não
devam ser revelados, (II) tenham interesses conflitantes com os negócios do Grupo
Boticário.
INFORME NO CANAL DA OUVIDORIA SITUAÇÕES EM QUE VOCÊ
APARENTE ESTAR ENVOLVIDO EM CONFLITO DE INTERESSES.
EM CASO DE DÚVIDAS, ENVIE UM E-MAIL PARA
compliance@grupoboticario.com.br, E VOCÊ SERÁ ORIENTADO SOBRE COMO MELHOR
PROCEDER.
10.1.11. Propriedade Intelectual
A propriedade intelectual é um dos nossos patrimônios
mais valiosos. Assim, todas as marcas, inovações, aperfeiçoamentos, processos ou
produtos, projetos ou modelos, técnicas, segredos comerciais, logotipos, design,
diagramas, informações financeiras, comerciais ou de mercado, ideias, know-how,
formulações, processos de negócios, pesquisas ou qualquer outra atividade de cunho
não material que forem desenvolvidos para o Grupo Boticário, seja por seus
colaboradores ou terceiros por ele contratados, são de exclusiva propriedade do
Grupo Boticário e deverão ser protegidos.
10.1.12. Postura perante a Mídia, Imprensa e
Apresentações em Público
Grupo Boticário tem presença constante na imprensa
local, de forma espontânea e livre de qualquer troca de favores. O relacionamento
com a imprensa é gerido pela equipe interna de comunicação, que define e/ou autoriza
divulgações, considerando sempre a estratégia do Grupo Boticário.
NÃO FORNEÇA INFORMAÇÕES SOBRE O GRUPO BOTICÁRIO CASO
SEJA CONTATADO JORNALISTAS OU PROFISSIONAIS DE IMPRENSA. NENHUM COLABORADOR ESTÁ
AUTORIZADO A TRANSMITI-LAS SEM PRÉVIA AUTORIZAÇÃO DA ÁREA DE COMUNICAÇÃO DE SUA
UNIDADE DE NEGÓCIO OU DA COMUNICAÇÃO CORPORATIVA.
Ao ser convidado para fazer palestras, prestar
informações para trabalhos acadêmicos ou escrever artigos sobre o Grupo Boticário, é
importante que o colaborador solicite também autorização prévia ao seu gerente, e
que juntos, definam o que pode ser divulgado sem ferir critérios de
confidencialidade ou causar prejuízos. As dúvidas devem ser compartilhadas com a
área de comunicação correspondente que, eventualmente, ajudará com informações que
possam acrescentar ao trabalho ou à palestra do colaborador e que não sejam
prejudiciais ao Grupo Boticário.
10.1.13. Informações Privilegiadas / Confidenciais e
Interações Sociais
Em algumas rotinas de trabalho, é natural que o
colaborador tenha acesso a informações privilegiadas/ confidenciais que digam
respeito às estratégias de negócio do Grupo Boticário, por exemplo:
FÓRMULAS DE PRODUTOS E DE MÉTODOS OPERACIONAIS,
MUDANÇAS SIGNIFICATIVAS NO GRUPO BOTICÁRIO, DADOS SOBRE EMPREGADOS E FORNECEDORES,
MODELOS DE NEGÓCIO, ETC.
Essas informações devem permanecer confidenciais, não
podendo ser divulgadas sob qualquer pretexto e nem utilizadas para o colaborador
obter qualquer tipo de vantagem ou favorecimento pessoal, mesmo que o colaborador
deixe de trabalhar no Grupo Boticário.
Qualquer informação referente ao Grupo Boticário que,
se divulgada, possa ajudar a concorrência, infringir a privacidade dos
colaboradores, franqueados, parceiros e clientes ou que possa prejudicar o Grupo
Boticário, deve ser tratada como confidencial. Visando garantir a segurança de tais
informações, o Grupo Boticário recomenda cuidados especiais:
1. EM LOCAIS PÚBLICOS:
» Em restaurantes, salas de aula, táxis e eventos, o
cuidado com o que se diz deve ser redobrado. A orientação é falar de negócios
somente quando necessário e sempre com neutralidade e suficiente discrição.
» Sendo locais de grande concentração de pessoas, muitas
delas em viagem de negócios, os aeroportos demandam atenção especial. O uso de
computadores em salas de espera e a bordo de aviões deve ser feito com a devida
atenção para prevenir furtos e exposição de informações estratégicas/confidenciais.
QUANDO FALAR AO TELEFONE, RESPEITE O SIGILO DAS
INFORMAÇÕES E PROCURE ADOTAR UM TOM DE VOZ DISCRETO, AFINAL, VOCÊ ESTÁ REPRESENTANDO
OS INTERESSES DO GRUPO BOTICÁRIO.
2. NO GRUPO BOTICÁRIO:
» É preciso estar atento à circulação de e-mails e de
documentos confidenciais, não os deixando expostos na mesa ou na tela do computador
e certificando-se de que eles chegarão ao destinatário sem desvios.
» Senhas e outros códigos de acessos aos sistemas
internos são individuais e intransferíveis.
VOCÊ É RESPONSÁVEL POR SUA SENHA. O GRUPO BOTICÁRIO NÃO
PERMITE O SEU COMPARTILHAMENTO E CONSIDERA SEU PROPRIETÁRIO INTEGRALMENTE
RESPONSÁVEL POR SEU USO, CONFORME POLÍTICA DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO.
» O colaborador que trabalha com informações
confidenciais impressas deve mantê-las em uma gaveta trancada quando se ausenta de
sua mesa.
» Os colaboradores que forem abordados diretamente para
conversas com consultorias sobre a percepção do segmento e concorrentes são
orientados a não participar deste tipo de bate-papo. Tal orientação se justifica
face à proteção de dados e informações do negócio do Grupo Boticário.
» Todo e qualquer evento que coloque em risco a
segurança da informação deverá ser comunicado à área de Segurança da Informação,
responsável pela avaliação da Política de Segurança da Informação.
3. COM A INTERNET E AS REDES SOCIAIS:
O Grupo Boticário preza pelo uso ético, seguro e legal
das tecnologias de comunicação e interação, inclusive das redes sociais, tais como
Instagram, Facebook, LinkedIn e Snapchat.
Ao participar de comunidades virtuais ou fóruns de
discussão que envolvam os nomes comerciais ou as marcas do Grupo Boticário, é
recomendável que todos tenham uma postura adequada. Ainda, o Grupo Boticário repudia
o uso das redes sociais, por parte de colaboradores, para prática de ofensas, atos
ilícitos, antiéticos ou contrários às condutas aqui sugeridas.
Em caso de dúvidas, consulte a Política de Segurança da
Informação, que deve ser atendida integralmente.
10.1.14. Informações Contábeis
As informações contábeis do Grupo Boticário atendem aos
requisitos legais e das melhores práticas, incluindo a contratação de auditorias
externas bem-conceituadas para garantir a idoneidade de seus controles internos.
10.1.15. Apropriação de Bens
O Grupo Boticário não tolera a apropriação indevida de
seus bens ou dos bens de qualquer pessoa. Em campanhas, eventos, demonstrações e
similares, o acervo que compõe os ambientes não pode ser apropriado. A mesma
orientação se aplica aos produtos em fase de desenvolvimento ou até aos que estão em
fase de testes.
10.1.16. Brindes, Presentes, Convites e
Hospitalidades
Os brindes, presentes e hospitalidades oferecidos aos
colaboradores do Grupo Boticário merecem atenção especial, pois podem denotar
potencial favorecimento em detrimento aos interesses do Grupo Boticário.
BRINDES E PRESENTES:
RECEBIMENTO:
» O Grupo Boticário não proíbe que seus colaboradores
recebam brindes e presentes, desde que seja ocasional e que o valor esteja limitado
a R$ 400,00 (quatrocentos reais). Ressalte-se que o valor é apenas um direcional,
pois o recebimento de brindes e presentes nunca poderá ocorrer em caso de conflito
de interesses ou para determinar uma conduta de quem recebe o item.
» Caso o valor do brinde ou presente ultrapasse o
estabelecido pelo Grupo Boticário ou caracterize conflito de interesse, deverá ser
recusado pelo colaborador. Na hipótese de não ser possível recusá-lo, seja por
questões culturais ou por conta da logística para devolução, consulte a área de
Compliance, que irá definir o melhor encaminhamento.
» É proibido o recebimento de qualquer valor monetário.
OFERECIMENTO:
O oferecimento de brindes e presentes por parte do
Grupo Boticário e de seus colaboradores para a sua rede de relacionamentos deve
estar igualmente limitado a R$ 400,00 (quatrocentos reais).
No caso de agentes públicos, deve ser evitado o
oferecimento de brindes, presentes e hospitalidades, e em casos excepcionais, a área
de Compliance deve ser previamente consultada: compliance@grupoboticario.com.br
CONVITES E HOSPITALIDADES:
O recebimento de hospitalidade, convites para eventos,
cursos e ofertas similares deve ocorrer de acordo com elevados padrões éticos e de
integridade. Não pode estar atrelado à obtenção de ganhos pessoais indevidos,
recompensa por um negócio fechado ou troca de favores ou benefícios, seja de forma
implícita ou explícita.
CONVITES PARA PALESTRAR E PARTICIPAR DE EVENTOS PODEM
SER ACEITOS DESDE QUE A PASSAGEM E A HOSPEDAGEM NÃO ESTEJAM INCLUÍDAS, E SOMENTE
MEDIANTE AUTORIZAÇÃO DO DIRETOR. A ESCOLHA DE QUEM IRÁ REPRESENTAR O GRUPO BOTICÁRIO
NO EVENTO TAMBÉM DEVE SER FEITA PELO DIRETOR.
Com relação a convites de refeições, podem ser aceitos
desde que em um contexto de discussão de negócios relevante para a empresa, e é
necessário que as pessoas envolvidas sejam diretamente ligadas ao tema. Além disso,
preferencialmente um colega ou gestor deve acompanhar o colaborador convidado.
ORIENTAÇÕES GERAIS RELACIONADAS A BRINDES, PRESENTES,
CONVITES E HOSPITALIDADES:
Nenhum tipo de presente, convite ou hospitalidade deve
ser aceito com frequência pelos colaboradores, de forma que possa aparentar alguma
vantagem indevida.
O colaborador deve sempre conversar com seu diretor
sobre a oferta recebida e cabe a este autorizar ou não o aceite, avaliando as
condições gerais do convite. Caso persista a dúvida sobre a possibilidade de
recebimento, a área de Compliance deve ser acionada.
É importante que os fornecedores e parceiros comerciais
conheçam os limites de recebimento de brindes e presentes do Grupo Boticário, e cabe
ao gestor comunicar e reforçar os parâmetros em suas equipes.
TODO COLABORADOR QUE RECEBER UM BRINDE, PRESENTE OU
HOSPITALIDADE, MESMO QUE DENTRO DO PARÂMETRO ESTABELECIDO NO PRESENTE CÓDIGO DE
CONDUTA, DEVERÁ INFORMAR O RECEBIMENTO NO CANAL DA OUVIDORIA.*
*O recebimento de brindes de valor simbólico não precisa
ser reportado. Ex: lápis, agenda, calendário, chaveiro.
10.1.17. Venda de Produtos para Colaboradores
Os produtos comercializados pelo Grupo Boticário podem
ser adquiridos na Associação Grupo Boticário pelos colaboradores associados, sendo
proibida a compra destes produtos para revenda com obtenção de lucro.
10.1.18. Participação Política em Entidades de
Classe e Afins
O Grupo Boticário respeita a pluralidade política e
acredita que o debate político é saudável na medida em que promove a democracia e a
diversidade de ideias. O Grupo Boticário também reconhece que a opção partidária é
individual e, por isso, mantém um posicionamento neutro em períodos de eleição
política e incentiva a mesma imparcialidade entre os colaboradores no ambiente de
trabalho. Em razão disso, não é permitida a distribuição de material
político-partidário nas dependências do Grupo Boticário.
Por outro lado, o Grupo Boticário é ciente de que todo
cidadão brasileiro tem o direito de se candidatar a cargos políticos e respeita esta
decisão quando tomada por um colaborador, desde que a candidatura não interfira em
suas responsabilidades profissionais.
No caso de o colaborador ocupar cargos ou exercer
participação de qualquer natureza em entidades externas sem correlação às suas
atividades no Grupo Boticário, ele deve comunicar por escrito ao seu gerente, para
avaliação de possíveis conflitos de interesse ou de concorrência com o horário de
trabalho no Grupo Boticário.
A participação de colaboradores como representantes do
Grupo Boticário em comitês diretivos de entidades de classe e afins que tenham
representatividade no mercado em que o Grupo Boticário atua deve ser designada pelo
presidente ou vice-presidente.
10.2. Nosso Jeito de Conduzir os Negócios
O Grupo Boticário reconhece a importância de cada um de
seus colaboradores e demanda destes a responsabilidade na condução de seus negócios.
O engajamento de cada um é premissa para o sucesso do negócio e a conduta aplicada
no trabalho deve ser livre de qualquer ato que represente descaso em relação aos
interesses do Grupo Boticário.
Deve-se sempre buscar a correta execução de
procedimentos e precisão com os apontamentos e informações oferecidas no contexto do
trabalho. Dos colaboradores em posição de liderança, demanda-se a igualdade de
tratamento para com os liderados, o incentivo ao desenvolvimento e o
compartilhamento de ideias, bem como a responsabilidade sobre os resultados
produzidos sob sua supervisão.
Entendemos que dessa forma podemos manter nossa paixão
por desafios e o nosso comprometimento com resultados, sem perder nossa integridade,
que sempre conduziu os negócios do Grupo Boticário.

10.2.1. Nós e os Parceiros Comerciais
Os produtos do Grupo Boticário chegam aos consumidores
por meio de seus diversos canais de venda e são levados para todas as regiões do
Brasil e também para outros países. O relacionamento do Grupo Boticário com os
parceiros comerciais ultrapassa o conceito básico das relações comerciais e é
baseado em expectativas concretas identificadas junto a eles. Essa relação é
norteada por respeito, profissionalismo, participação e transparência.
Há casos em que parceiros comerciais em potencial enviam
amostras de seus produtos e serviços para análise das áreas interessadas em
contratá-los. Situações como estas devem ser conduzidas com total transparência,
pois podem aparentar conflito de interesse. É importante avaliar cada caso junto ao
Diretor responsável, e acionar a área de Compliance se necessário.
10.2.2. Nós e os Consumidores
Trabalhamos para satisfazer, conquistar e sempre ter a
preferência de nossos consumidores.
Os investimentos do Grupo Boticário, aliados a paixão de
seus colaboradores, permitem criar e produzir produtos inovadores e de alta
qualidade, focados em deixar a vida mais bela em suas cores. O Grupo Boticário não
mede esforços para entregar produtos e serviços que superem as expectativas dos
consumidores. Tudo isso, aliado à busca incessante de transformar cada contato numa
experiência única através da beleza que faz.
10.2.3. Nós e os Fornecedores
Para que planos se transformem em ações e resultados, o
Grupo Boticário conta com a parceria de diversos fornecedores. A seleção desses
parceiros é rigorosa, não havendo qualquer tipo de favorecimento, e é baseada na
melhor relação custo-benefício para o Grupo Boticário, seus clientes e consumidores.
Todo e qualquer tipo de negociação para contratação de um profissional das empresas
com as quais o Grupo Boticário tem relações comerciais deve ocorrer por meio de
diálogo sustentado em confiança e transparência.
10.2.4. Nós e as Categorias de Classe
O Grupo Boticário respeita a livre associação, reconhece
as entidades sindicais pertinentes como representantes legais dos colaboradores e
busca o diálogo constante sobre os temas de natureza trabalhista ou sindical.
10.2.5. Nós e os Órgãos Governamentais
O Grupo Boticário atende a todas as leis vigentes no
Brasil e nos países onde atua e apoia o diálogo aberto e construtivo que possa
promover melhorias no âmbito governamental. Em fiscalizações de qualquer natureza,
os colaboradores responsáveis pelo atendimento são orientados a atuar em
conformidade com a legislação em vigor. A atenção dedicada a esse tema manifesta-se
por nossa firme postura ética, coibindo a concessão de qualquer vantagem ou
privilégio a agentes públicos.
Em atenção à Lei 12.846, de 1º de agosto de 2013, é
expressamente proibido: (a) prometer, oferecer ou dar, direta ou indiretamente,
vantagem indevida a agente público, ou a terceira pessoa a ele relacionada; (b)
financiar, custear, patrocinar ou de qualquer modo subvencionar a prática dos atos
ilícitos; (c) utilizar-se de interposta pessoa física ou jurídica para ocultar ou
dissimular seus reais interesses ou a identidade dos beneficiários dos atos
praticados; ou (d) efetuar irregularidade em procedimento licitatório; (e)
dificultar atividade de investigação ou fiscalização de órgãos, entidades ou agentes
públicos, ou intervir em sua atuação, inclusive no âmbito das agências reguladoras e
dos órgãos de fiscalização do sistema financeiro nacional.
10.2.6. Nós e os Concorrentes
O Grupo Boticário respeita as demais empresas que atuam
no mercado de cosméticos e produtos de beleza e assegura uma concorrência saudável,
isenta de espionagem ou outras práticas que não estejam associadas a métodos leais
ou legais.
10.2.7. Nós e a Sociedade
A relação do Grupo Boticário com a sociedade vai além
dos produtos e serviços disponíveis nas lojas. O Grupo Boticário desenvolve projetos
e mantém programas de patrocínio e de visitas institucionais com o objetivo de
estreitar seu relacionamento com diferentes públicos.
Desde 2010, o Grupo Boticário passou a divulgar de forma
detalhada e transparente o resultado de suas iniciativas por meio do Relatório de
Sustentabilidade, desenvolvido de acordo com as diretrizes da Global Reporting
Initiative (GRI).
10.2.8. Nós e Meio Ambiente
A beleza que o Grupo Boticário propaga também está na
forma como se relaciona com o meio ambiente, contribuindo para um mundo mais belo. O
Grupo Boticário apoia a preservação do meio ambiente com práticas que não se limitam
ao cumprimento das leis ambientais. O Grupo Boticário reforça uma cultura de
respeito ao patrimônio natural que é compartilhada com os colaboradores, bem como
incentivada entre consumidores, parceiros de negócios e fornecedores.
Nas instalações do Grupo Boticário, todas as atividades
são monitoradas regularmente com o propósito de utilizar os recursos de forma
eficiente e diminuir ou eliminar desperdícios e impactos ambientais. O Grupo
Boticário também não realiza teste em animais nos produtos que desenvolve e possui
diversas outras iniciativas para integrar a sustentabilidade em sua estratégia de
negócio.
Nesse sentido, o Grupo Boticário é referência nacional
na preservação do meio ambiente e a criação da Fundação Grupo Boticário de Proteção
à Natureza é o melhor exemplo de sua contribuição para que a diversidade e a riqueza
do patrimônio natural sejam um legado para as futuras gerações.