Compliance em geral

  • De quem é a responsabilidade pelo Compliance no Grupo Boticário?

    Apesar do Compliance estar alocado na Diretoria Jurídica e de Compliance, a responsabilidade não se restringe às ações dessa área. É um trabalho de todos os colaboradores, pela atuação diária de acordo com normas e leis, integridade e a prática dos nossos valores.

  • O que é Compliance?

    Não existe uma definição única, mas podemos entender Compliance dentro de uma organização como a estrutura apta a mitigar o risco de sanções, perdas financeiras ou danos à reputação e imagem sofridos como resultado de falhas no cumprimento de aplicações de leis, regulamentações, normas e procedimentos, código de conduta e das boas práticas impostas pelos órgãos reguladores aplicáveis ao negócio. (Federal Reserve Board Governal Mark Olson´s June 12, 2006).

  • O que é “ser e estar” em Compliance?

    “Ser compliance” é conhecer as normas da organização, seguir os procedimentos recomendados, agir em conformidade e sentir quanto é fundamental a ética e a idoneidade em todas as nossas atitudes. “Estar em compliance” é estar em conformidade com leis e regulamentos internos e externos. “Ser e estar compliance” é, acima de tudo, uma obrigação individual de cada colaborador dentro da organização.

  • O que o Grupo Boticário espera de seus colaboradores em relação à compliance?

    O Grupo Boticário espera que todos ajam de forma ética, correta, e de acordo com as diretrizes e posicionamentos indicados nem nosso Código de Conduta.

  • Quais temas são tratados pela área de Compliance?

    Dentro do Grupo Boticário, a área de Compliance é responsável pela gestão de riscos, controles internos, prevenção a fraudes e gestão da conduta.

  • Qual é a missão de Compliance para o Grupo Boticário?

    Nossa missão é manter um Programa de Compliance eficiente, com foco na segurança e perenidade do negócio. 

Importância do Portal

  • Por que é importante utilizar o Portal de Compliance?

    O Portal de Compliance reúne diversas informações sobre compliance que poderão lhe auxiliar no seu dia a dia, como o Canal de Ouvidora e as políticas do Grupo, além de matérias, exemplos e casos reais.

Sobre o Código de Conduta

  • A quem se destina o Código de Conduta?

    O Código de Conduta se destina a todos os colaboradores das empresas do Grupo Boticário, alocados no Brasil e no exterior, acionistas, membros do Conselho de Administração, e a todos que se comprometem formalmente com o cumprimento e a observância do Código de Conduta. Além disso, o Código de Conduta deve ser respeitado por todos que se relacionem com colaboradores do Grupo Boticário, estejam em suas dependências ou atuem em nome do Grupo Boticário.

  • O que caracteriza um conflito de interesse segundo as diretrizes do Código de Conduta?

    Um conflito de interesse, real ou potencial, ocorre quando a posição em que o colaborador se encontra possa beneficiar de forma direta ou indireta interesses particulares que se contraponham aos interesses do Grupo Boticário ou possa causar danos ou prejuízos ao Grupo Boticário. Os colaboradores também não podem realizar atividades externas que envolvam informações ou conhecimentos do Grupo Boticário que não devam ser revelados, ou que tenham interesses conflitantes com os negócios do Grupo Boticário. Recomenda-se que os colaboradores reportem voluntariamente no Canal da Ouvidoria situações em que aparentem estar envolvidos em conflito de interesses. 

  • O que devo fazer se o valor do presente ou brinde oferecido a mim for superior ao permitido?

    Na hipótese de não ser possível recusar este brinde ou presente, seja por questões culturais ou por conta da logística para devolução, consulte a área de Compliance, que irá definir o melhor encaminhamento.

  • Quando devo consultar o Código de Conduta?

    Você pode consultar o Código de Conduta sempre que achar necessário, para esclarecer dúvidas a respeito de determinada regra ou quando precisar tomar uma decisão e não tiver certeza se está  alinhada às nossas diretrizes de conduta. 

Dúvidas sobre os relatos

  • Ao fazer um relato, a pessoa relatada sabe quem fez o relato?

    Não. Toda vez que você enviar um relato, sua identidade será preservada e o tratamento dado à situação será seguro e confidencial.

  • Como faço um relato?

    Para fazer um relato você deve acessar a aba “Faça seu relato”, aqui no Portal, e preencher o formulário, ou telefonar para o número 0800 706 2000. É importante descrever de forma detalhada os fatos ocorridos, assim como as pessoas envolvidas na situação relatada. Você pode fazer um relato de maneira anônima ou fornecer seus dados, tendo a certeza de que sua identidade será mantida em sigilo. É recomendável que sejam anexados documentos que facilitem o entendimento do relato.

  • Eu recebo informações detalhadas a respeito do tratamento do meu relato?

    Não. Você pode acompanhar seu relato por meio de seu Código de Acesso, mas não há informações detalhadas a respeito das ações que estão sendo tomadas justamente para preservar as investigações. É importante anotar o seu Código de Acesso no momento em que você enviar o relato, pois com ele você poderá responder a eventuais perguntas que se fizerem necessárias para a investigação. 

  • Eu recebo um e-mail da Ouvidoria confirmando o recebimento do meu relato ou solicitando mais informações?

    Não. Mesmo que você faça um relato identificado, com seu nome, telefone e/ou e-mail, via de regra a Ouvidoria não entrará em contato. O objetivo é garantir a imparcialidade do processo, por isso, a única forma de interagir com a empresa externa que faz a gestão do Canal da Ouvidoria, é por meio do Código de Acesso. 

  • O que devo fazer se ocorrer um erro no envio do meu relato?

    Pode ocorrer um erro no envio do seu relato se, por exemplo, você utilizar no texto caracteres especiais tais como: !@#$%^&*(). Devido aos mecanismos de segurança implantados no sistema da Ouvidoria, estes caracteres podem ser interpretados como uma tentativa de invasão, sendo automaticamente bloqueados. Caso isso aconteça, redija novamente o relato sem estes caracteres ou formalize em um documento Word e depois anexe no Canal da Ouvidoria.

  • Os relatos podem ser anônimos?

    Sim. Ao enviar um relato, você pode permanecer anônimo. Entretanto, caso queira se identificar é importante que saiba que sua identidade será preservada.

  • Perdi meu Código de Acesso. Como faço para acompanhar meu relato?

    Não é possível acessar seu relato sem o Código de Acesso, nem reaver seu código perdido. Nossa orientação é que você faça um novo relato igual ao anteriormente enviado e comunique este fato, para que apenas um deles seja considerado.

  • Qual o tempo de apuração de um relato?

    O tempo varia de acordo com a complexidade da situação relatada. Determinadas situações podem ser tratadas em poucos dias, enquanto outras podem requerer um tempo maior. É importante ressaltar que todos os relatos são avaliados e acompanhados até sua conclusão.

  • Que tipos de anexos posso enviar em meu relato?

    Você pode anexar ao seu relato arquivos de fotos, documentos, gravações de áudio ou vídeo ou outros arquivos que desejar. Os formatos de arquivos permitidos são: .txt, .doc, .docx, .pdf, .zip, .rar, .jpg, .jpeg, .gif, .png, .tif, .xls, .xlsx, .ppt, .pps, .pptx, .ppsx, .bmp, .mp3, .mp4, .rtf, .swf, .tiff, .wav, .wma, .pst, .mpg, .mpeg, .vsd, .wmv.

  • Quem recebe meu relato?

    Sempre que você envia seu relato, o conteúdo é recebido por uma empresa independente e especializada, que faz a análise das informações relatadas. Estas informações são disponibilizadas apenas para as responsáveis internas pelo processo de gestão de conduta do Grupo Boticário e para o Comitê de Conduta.

Dúvidas sobre o 0800

  • É possível fazer o acompanhamento do relato feito pelo telefone?

    Sim. Após a gravação você também receberá um Código de Acesso que lhe permite acompanhar o andamento do relato. Para isso, este código deve ser digitado no campo Código de Acesso disponível neste link

  • Em quais horários posso fazer um relato por telefone?

    Você pode entrar em contato pelo telefone 0800 706 2000 em qualquer horário e em qualquer dia da semana. O Canal da Ouvidoria fica disponível durante os 7 dias da semana, 24 horas por dia. A ligação é gratuita e o atendimento é feito por secretária eletrônica, que lhe dará as instruções necessárias para o envio do relato. 

  • Meu telefone será rastreado?

    Não. O telefone utilizado para enviar um relato não será identificado, nem sua localização. Somente teremos acesso ao conteúdo informado e gravado durante o telefonema.

  • Minha ligação será gravada?

    Sim. Seu relato será gravado e encaminhado para uma empresa independente que faz a guarda segura de seu conteúdo.